sexta-feira, 10 de junho de 2011

Porque devemos beber dois litros de água diariamente?

Regra constante para quem quer manter o organismo saudável, a ingestão dos 2 litros de água ainda é uma recomendação que passa sem muita importância pelo dia a dia de milhares de pessoas. Para alertar os “esquecidos”, sublinhamos os principais motivos da ingestão regular do líquido.
Biologicamente, nosso organismo é composto por 60% de água. Nas pessoas idosas esse número cai, mas mantem-se próximo de 50%. É de responsabilidade da substância funções como transportar nutrientes por meio das células, controlar a temperatura do corpo, eliminar as impurezas, lubrificar articulações, dissolver minerais e outros nutrientes, auxiliando na absorção e reduzir a sobrecarga nos rins e no fígado a partir da eliminação de resíduo.
Outra informação importante para os aversos ao hábito de ingerir bastante água: Os pulmões têm 90% de água, o cérebro 70% e o sangue 80%. Com a perda diária de líquidos através da transpiração (0,5l), espirros (237 ml) e urina (1,4l), a ingestão dos 2 litros recomendados, faz-se necessária para substituir a água eliminada pelo corpo e continuar garantindo as funções vitais descritas anteriormente. Quando isso não ocorre, a consequência primária é a desidratação, que pode evoluir para níveis graves, causando convulsões, respiração acelerada, pulso fraco descamação da pele e olhos fundos. Em níveis maiores a desidratação levar à insuficiência cardíaca e à morte. Um sinal de desidratação fácil de ser verificado é a urina de cor escura.
Dos dois litros diários de água necessários para o bom funcionamento do organismo, podemos conseguir 20% a partir da ingestão de alimentos (como as frutas, por exemplo). Sucos e outras bebidas também contribuem, mas atenção as bebidas alcoólicas tem efeito inverso e acabam desidratando.

Fica a dica! Mas tenho certeza que a maioria já sabe disso, né?

Um comentário:

Karin disse...

Oi Anna, achei seu blog na blogosfera light, muito legal!!
Tmbém estou na luta para emagrecer, espero que me visite:
www.umpapodepeso.blogspot.com
Ah... estou te seguindo..
Bjo!!